sofrimento-01

Por vezes a vida nos apresenta de maneira muito dura. Somos expostos a situações que desestruturariam os mais valentes guerreiros, quem dirá, meros mortais como nós. Somos encurralados para o canto escuro, para o solitário. Não temos coragem de abrir a porta. Quando abrimos, é no máximo uma janela. E quando olhamos para fora, tudo parece estar cinza. Olhamo-nos no espelho e sentimos vergonha de nós mesmo. É como se só conseguíssemos enxergar o reflexo de todos os nossos fracassos. Vez ou outra, colocamos um sorriso no rosto apenas para tentar disfarçar as lagrimas.

Quem nunca, pelo menos uma vez na vida, não tenha se sentido assim. A vida é assim mesmo. Há momentos em que estamos nos sentindo a Miss Universo, quando de repente, a vida nos passa uma rasteira e ficamos igual a cachorro quando cai da mudança. Perdido, sem saber o que fazer e para onde ir.

O sofrimento tem essa capacidade de nos roubar o brilho do olhar. Nos rouba antigas alegrias, nos rouba sentimentos e afetos, nos rouba a coragem, a força de vontade, enfim, nos rouba a vida.

Você e eu já passamos por isso. Sofrimento é tudo igual, muda apenas a causa e o endereço. A dor que dói em um, dói em todos.  O sofrimento é universal. Até Jesus sofreu.

Não temos como negar, que há momentos na vida em que somos expostos de maneira gratuita ao sofrimento. Não fizemos por onde merecer aquela dor. Mas por outro lado, muitas de nossas lagrimas, tem em nós, talvez, uma grande parcela de culpa. No entanto, na hora da dor, definir culpados não resolve o nosso problema. Pode até ajudar, mas não resolve.

O que nos ajuda no dia mal, é a capacidade de olharmos para a nossa vida com os olhos do poeta. É poder olhar para aquilo que todos acham feio e sem valor, e enxergar beleza. Sim meu caro, é possível sim encontrar beleza em meio a dor. Quem disse que a dor é desprovida de beldade? Por mais espantoso que seja, existe sim como ver beleza em nossas lágrimas. Veja bem. De fato, não é bonito ver partir quem a gente ama. Quando amamos, queremos ter a pessoa amada por perto. Mas como é possível achar lindo a partida de quem amamos? Simples. A pessoa que amamos e que hoje estamos vendo partir, conseguiu extrair de nós algo de muito valor. O amor. Você nunca mais foi o mesmo desde que ela entrou na sua vida e no seu coração. E por mais que esta pessoa hoje não esteja mais com você, ela te deixou um legado, uma herança. Não existe algo mais lindo que o amor.

Assim como neste caso, outras situações de dores, são possibilidades de substituir em você, tristeza e choro, por encanto e graça. Muitas pessoas que passaram por grandes tragédias em sua vida, deram a volta por cima e hoje conseguiram se tornar pessoas melhores para si e para os outros. Sofrimento é isto. Sofrimento é a oportunidade de crescermos na vida, de nos aperfeiçoarmos, de adquirirmos maturidade, de nos tornamos seres humanos mais plenos. Sofrimento é redenção. Sofrimento só vale a pena se for encarado com olhar da graça e da misericórdia.

Jesus fez isso. Ao se encontrar com a mulher samaritana, no poço de Jacó, ele a fez perceber que aquela vida amorosa frustrada na qual ela estava, era a ponte para um novo começo, do seu novo projeto de felicidade. Fez ela entender que os erros que tinha cometido nos seus vários casamentos, foram apenas tentativas fracassadas de ser feliz. Ora meu caro, quem é nesta vida que comete erros buscando ser infeliz. Ninguém. Todos nós erramos tentando acertar. Foi buscando ser feliz que nos tornamos tristes. Mas o que nos motivou é belo. É digno de honra.

Não esqueça. É impossível acertarmos na vida, sem nunca errarmos.

Por fim, não encare sua dor como ponto final. Quando fazemos isso, estamos fazermos birra diante do sofrimento. Já perceberam que existem pessoas tão carrancudas e baixo astral que ninguém que ficar perto? Pois é meu caro. Elas não eram assim. Um dia a dor veio e elas não souberam o que fazer com ela, a não ser reclamar. A birra nos paralisa. Não faça isso com você. Faça deste momento difícil que você está passando, um porto de partida para algo melhor que virá. Faça dessa dor, sua redenção, sua ressureição, e no final, quando tudo isso passar, você perceberá qual bela sua vida ficará. Você vai olhar para trás e vai dizer: BENDITA DOR, BENDITO SOFRIMENTO!

Anúncios